terça-feira, 25 de outubro de 2011

Gastronomia Molecular

16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação

Química, nas suas diversas valências, está cada vez mais associada à alimentação. A Gastronomia Molecular é, actualmente, uma área em desenvolvimento. Utiliza processos físico químicos para tornar os pratos mais atraentes e mais coloridos, permitindo novas texturas, sendo por isso muito apreciada pelos “chefs “.

Trazidos diretamente do Laboratório de Química para a Cozinha, salientam-se o Alginato de Sódio e o Agar - Agar, muito utilizados pela Gastronomia Molecular.
O Alginato de Sódio é um sal de sódio de fórmula química NaC5H7O6, extraído de algas castanhas, e muito utilizado na indústria alimentar como agente gelificante, para aumentar a viscosidade ou como emulsionante.
O Agar-Agar é um hidrocolóide extraído de diversos géneros e espécies de algas marinhas vermelhas e é uma mistura heterogénea de dois polissacarídeos, agarose e agaropectina. É insolúvel em água fria, porém, expande-se consideravelmente e absorve uma quantidade de água de cerca de vinte vezes o seu próprio peso, formando um gel. Possui na sua composição principalmente fibras e também sais minerais, celulose e uma pequena quantidade de proteínas.


Aqui ficam duas aplicações do Alginato de Sódio e do Agar-Agar que estabelecem uma interessante ligação entre a Gastronomia Molecular e a Química. Para os "chefs", trata-se de uma forma de introduzir cor e novas texturas nos pratos que criam. Para os Químicos, são apenas reacções químicas de esterificação!

 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Astrónomos da NASA descobrem um planeta com dois sóis!

Astrónomos da NASA acabam de descobrir o que até agora só existia na saga de filmes “Guerra das Estrelas”: um planeta com dois sóis.


Este exoplaneta que gira em torno de dois sóis foi chamado de Kepler-16b e localiza-se a 200 anos-luz da Terra.
O Kepler-16b tem uma massa de quase um terço da de Júpiter e um raio correspondente a 75 por cento deste planeta, o maior do Sistema Solar. Possui uma dimensão e uma massa semelhantes a Saturno e orbita os dois sóis em 229 dias, a uma distância média de 104,6 milhões de quilómetros, é frio e gasoso, pelo que os astrónomos norte-americanos excluem a possibilidade de lá existir vida. Os dois sóis são estrelas mais pequenas e quentes do que o Sol, o que faz com que a temperatura seja à superfície entre 73 e 101 graus negativos.


Mais informações em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50954&op=all

domingo, 18 de setembro de 2011

Inscrições na Oficina - Ano letivo 2011-2012

Estão novamente abertas as inscrições na Oficina do Cientista QuímicooL da Escola Básica 2 e 3 Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos.

Neste ano letivo, a oficina irá funcionar à segunda feira das 11h30min às 13h00min e sextas feira das 14h15min às 16h05min no laboratório/Gabinete S1/P2.

Este ano continuaremos a levar as nossas experiências lúdico-didáticas experimentais “Cientista por um Dia” as escolas primárias do Concelho, com intuito de desenvolver o espírito científico e exploração, como também a capacidade de raciocínio das crianças.

Para te inscreveres dirigiste à sala no dia/horário referido ou com o teu professor de Físico-Química, também poderás mandar mensagem ao Quimy para o email: oficinadocientistaquimicool@gmail.com

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Visita de Estudo - 26 de Novembro de 2010

No passado dia 26 de Novembro de 2010, os alunos das turmas 1º INF A, 9º D e 9º A deslocaram-se aos Laboratórios do Departamento de Química da Universidade da Madeira em dois turnos, para participar na acção “A Química é divertida”, a qual se insere no âmbito das actividades de divulgação da ciência, em comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica - 24 de Novembro de 2010, levadas a cabo pelo Centro de Química da Madeira - CQM.

Nesta visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações dos Laboratórios de Química e também participar na realização de algumas experiências nos domínios da Química e da Bioquímica. Estas experiências permitiram aos alunos, com a ajuda de conceitos já adquiridos na sala de aula, a compreensão de alguns fenómenos à luz da Ciência.

A visita de estudo, revelou-se educativa e apelativa para o estudo e investigação em Ciências.



Professores acompanhantes:
Turno da manhã: Filipa Jesus, Conceição Freitas, Fátima Caldeira, Carlos Alves.
Turno da tarde: Filomena Freitas e Maria João Martins.

domingo, 21 de novembro de 2010

Concurso "Laboratório de Poetas"

A Oficina do Cientísta convida-te a participar num concurso subordinado ao Dia Nacional da Cultura Científica, a comemorar no próximo dia 24 de Novembro de 2010.

E perguntas tu: "mas afinal o que é que a Literatura tem a ver com a Ciência?!"

Pois bem, neste concurso apela-se que recorras à tua veia literária e cries um texto que interligue estes dois mundos que à partida te poderão parecer distantes. Podes fazer versos, rimas, dissertações, músicas, vídeos... tudo o que quiseres, mas lembra-te do grande objectivo: usar a Palavra como veículo da Ciência! Os trabalhos poderão ser feitos individualmente ou em grupo.

Podes entregar o teu trabalho até ao dia 24 de Novembro ao teu professor de Físico-Química.

Os melhores trabalhos ficarão expostos na vitrine!

O melhor trabalho fica habilitado a um prémio surpresa!

Participa!!!

Professora Responsável: Fátima Rodrigues

Inscrições na Oficina do Cientista


Se gostas de Ciências, de mexer, de fazer experiências, entra nesta aventura da Ciência e torna-te um cientísta à maneira!



FAZ A TUA MAGIA E INSCREVE-TE JÁ!



Horário:

2ªf das13:30-15:00
6ªf das 10:35-12:30
No laboratório de Ciências Físico-Químicas (junto à sala 1/P2)

Professores responsáveis (Grupo Físico-Química):
Fátima Rodrigues
Filipa Jesus
Filomena Freitas
Mª João Rainha