segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Qual a relação entre a química e as lágrimas que surgem quando cortamos cebola?


A química está envolvida desde o cheiro até a reacção que provoca nos nossos globos oculares. A cebola possui várias substâncias químicas que estimulam o nosso olfacto, paladar e infelizmente nossos olhos.
Quando realizamos o corte numa cebola, esta liberta enzimas denominadas de alinases. Estas por sua vez reagem com o óxido sulfúrico já presente na estrutura da cebola. A reacção dá origem ao ácido sulfínico que, por ser pouco estável, acaba se transformando num gás volátil.
O gás obtido na reacção ao se volatilizar chega até os olhos provocando uma reacção desagradável nos terminais nervosos da córnea, e para se defender estes terminais activam as glândulas lacrimais e estas por sua vez liberam as lágrimas.
Existem diversas maneiras de prevenir este aborrecimento, um deles é cortar as cebolas utilizando o ventilador. Liga um ventilador ao teu lado e em direcção transversal apontado para a cebola de modo que o gás não chegue aos teus olhos. Faz o teste e constata o que foi divulgado aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário