terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Enfeites de Natal com Cristais!

Material necessário:
- Borato de sódio;
- Limpa-cachimbos;
- Recipiente alto;
- Varetas de madeira (paus de espetada);
- Cafeteira eléctrica;
- Colher;
- Água;
- Fio ou linha.

Como fazer:
1.
Moldar o limpa-cachimbo, fazendo a forma que desejar (coração, estrela, bola, floco de neve). Para unir as duas pontas deves torcer e entrelaçá-las. As figuras não devem ser muito grandes, para que caibam nos recipientes, submersas na solução.
2. Para a solução, deita água a ferver no recipiente e junta um pouco de água fria. Dissolve o borato de sódio na água. A solução terá de ficar saturada, pelo que se deve ir deitando o borato e mexer muito bem. Quando este começar a ficar depositado no fundo, a solução está pronta para ser utilizada.
3. Coloca as varetas atravessadas nas tinas, de modo a que possas pendurar os enfeites efectuados. Coloca um fio para suspender as figuras e coloca-as de modo a que fiquem totalmente submersas, mas sem tocar no fundo ou nos lados do recipiente.
4. Para que os limpa-cachimbos fiquem repletos de cristais, devem ficar na solução de um dia para o outro. No dia seguinte, retira os enfeites do recipiente e seca com cuidado com um pouco de papel absorvente.

A Explicação do Cientista QuímiCooL:
O que estiveste a fazer foi uma solução saturada, por mais borato que se adicione à água não conseguimos fazer com que este desapareça, ou seja, se dissolva.
Nesta solução a água é o solvente e o borato o soluto. Ao deixar repousar a solução o borato (soluto) começa a agrupar-se em volta do limpa-cachimbos, enquanto a água (solvente) começa a libertar-se das partículas de borato, e a juntar-se cada vez mais e a evaporar.
Os cristais que se vêem são partículas de borato agrupadas que se libertaram da água.

Sem comentários:

Enviar um comentário