sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

NASA lança sonda para estudar o Sol

A NASA vai lançar para o espaço uma sonda que irá estudar de forma aprofundada o comportamento do Sol. Chama-se «Solar Dynamics Observatory» (SDO).
A SDO é uma das maiores sondas alguma vez postas em órbita. A SDO é a primeira missão do programa da NASA intitulado «Living with a Star». Este programa foi concebido para compreender as causas das variações solares e o seu impacto no planeta Terra.
A sonda foi construída com o objectivo de gerar conhecimento acerca da influência do Sol no nosso planeta e no espaço circundante através do estudo da atmosfera solar em pequena escala de espaço e tempo e em vários comprimentos de onda, simultaneamente.
Duas das principais questões a que se vai tentar dar resposta são como é que o campo magnético do sol e gerado e estruturado e como essa energia magnética acumulada é convertida e libertada para a heliosfera e o geoespaço em forma de ventos solares, partículas de energia e variações na radiação.Ao estudar-se a forma como a actividade solar se cria vai perceber-se também como o clima espacial surge.
A SDO vai fazer medições do interior do Sol, do seu campo magnético, do plasma quente da coroa solar e da radiação que cria a ionosfera dos planetas.
O lançamento está previsto para o dia 9 de Fevereiro, às 15h36 (hora de Lisboa) na Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral (Flórida).

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39054&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário