sexta-feira, 7 de maio de 2010

A química praticada na Idade Média - Alquimia!

A palavra Alquimia é derivada da palavra árabe al-khimia que significa química, ou seja, era a química praticada na Idade Média, foi a ciência precursora da química e da medicina. O principal símbolo da Alquimia é a borboleta, em virtude do efeito da metamorfose - mudança.

Os alquimistas acreditavam na existência de quatro elementos básicos - fogo, ar, terra e água. Segundo eles todos os metais evoluem até se tornar ouro, devido a esse pensamento os alquimistas buscavam acelerar este processo em laboratório por meio de experiências com os quatro elementos.

Os principais objectivos dos alquimistas eram:
Transmutação: transformar metais comuns (chumbo, cobre) em metais preciosos, como ouro e prata;
Medicina: criar um produto ou um metal capaz de curar todas as doenças;
Transcendência: descobrir um produto que conduziria à imortalidade.

Além da transmutação dos metais inferiores em ouro e da obtenção da chave para a imortalidade, os alquimistas estavam empenhados na descoberta da pedra filosofal, a qual iria desencadear as demais buscas.


Apesar de inúmeros esforços os alquimistas nunca conseguiram produzir ouro.
Os alquimistas eram considerados pessoas de hábitos estranhos em razão de a alquimia ser uma arte oculta, a prova disso é que passavam horas e horas contemplando uma planta. Contudo, a simples observação da natureza, juntamente com experiências e descobertas, levaram a novas substâncias e instrumentos que são muito úteis para a evolução da ciência.

Curiosidades Químicas: www.mundoeducacao.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário